quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

1.003 - O Sucesso de Caras & Bocas



Caras & Bocas foi uma telenovela brasileira, exibida no horário das 19 horas. Escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Maria de Médici, Ary Koslov e Marcelo Zambelli, com direção de núcleo e geral de Jorge Fernando, do dia 13 de abril de 2009 a 8 de janeiro de 2010.
Pela primeira vez uma pessoa realmente cega interpretou uma personagem fixa numa trama de novela: a atriz Danieli Haloten, que nasceu com glaucoma e aos 17 anos perdeu totalmente a visão, fez o papel de Anita.

Audiência

A estreia de Caras & Bocas marcou 33 pontos de média, com picos de 36 pontos. A novela marcou a mesma audiência do capítulo inicial da antecessora, Três Irmãs. Sua menor audiência deu-se em seu primeiro sábado, no dia 18 de abril de 2009, onde registrou apenas 21 pontos.

A novela bateu seu recorde de audiência em seu último capítulo, no dia 8 de janeiro, quando registrou média de 41 pontos com picos de 46 e 61% de participação, ultrapassando Viver a Vida por oito pontos e foi o maior índice de último capítulo do horário desde o sucesso Cobras e Lagartos em 2006. No capítulo, Judith é condenada e presa no aeroporto quando iria fugir com Edgar, e ele é assassinado por Beth, sua ex-mulher, Frederico vira mendigo, Simone e Denis vendem seus quadros na praça, Fabiano traz uma prima para morar com ele e deixa Ivonete desconfiada, Bianca e Felipe se beijam, Xico e Ciça se casam e Dafne e Gabriel batizam seu filho com o nome de Jacques.

No dia 21 de outubro, a novela conseguiu uma façanha não ocorrida desde Cobras e Lagartos, ultrapassou uma novela das 21h. No dia, Caras & Bocas obteve uma média de 37 pontos contra 35 pontos de Viver a Vida. Neste dia, Denis assume em público que ele é o falsificador das telas do Debret e que é Xico quem pintava as telas.

Após enfrentar uma baixa em audiência nas últimas semanas do ano, Caras & Bocas começou sua última semana com 35 pontos. No dia seguinte, a novela obteve 37 pontos, superando Viver a Vida por dois pontos. Em seu antepenúltimo capítulo, foram registrados altos 35 pontos, um ponto a mais que Viver a Vida. A exibição do seu penúltimo capítulo bateu um recorde para a novela: 39 pontos, alcançando um share altíssimo de 65%. Neste mesmo dia, ganhou de Viver a Vida, que registrou baixíssimos 32 pontos. Porém,no seu último capitulo a trama bateu novamente o seu recorde, com 41 pontos de média e 46 de pico.

Curiosidades

  • Sua classificação etária era livre para todas as idades. A partir do dia 10 de Dezembro de 2009, o Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Classificação alterou a mesma para não recomendada para menores de 10 anos.
  • Após o início do horário de verão, na terceira semana de outubro de 2009, as afiliadas da Rede Globo nas regiões Norte e Nordeste passaram a exibir a novela às 19h55, após o Jornal Nacional, com término às 20h55, seguida da novela Viver a Vida. A alteração foi adotada devido ao fato de estas regiões não participarem do horário de verão.
  • A atriz Danieli Haloten, que fez o papel de Anita, é a primeira atriz realmente cega a interpretar um papel fixo numa novela.
  • Um dos maiores sucessos da novela foi a macaca Keith, que interpretou o macaco-pintor Xico. É a primeira vez que um animal selvagem interpreta um personagem importante em uma novela. A trama foi também o último trabalho artístico de Keith, que passará a viver em um santuário de preservação à vida selvagem.
  • Durante a exibição da novela, o capítulo de número 158, que iria ao ar no dia 13 de outubro de 2009, uma terça-feira, não foi exibido, devido à transmissão ao vivo de um jogo de futebol. Com isso, a trama, que teria 233 capítulos, fechou com 232.
  • No capítulo 134, que foi ao ar dia 15 de setembro de 2009, uma terça feira, ocorreu a cena emocionante em que a personagem Tatiana (Rachel Ripani) tem seus cabelos tosados por conta do tratamento de quimioterapia. A atriz raspou de verdade o cabelo para dar mais vida ao drama da personagem. O capítulo rendeu uma ótima audiência de 37 pontos com picos de 40.

1 comentários:

Anônimo disse...

2

Postar um comentário